O DANTE tem como objetivo facilitar significativamente a tarefa dos analistas antiterrorismo em processos de investigação, ao providenciar funções analíticas e de prospeção automatizada de dados, capazes de detetar, recuperar, recolher e analisar dados de atividades suspeitas de terrorismo, como angariação de fundos, propaganda e formação, tanto na surface, na dark, como na deep web. Esta abordagem irá, por um lado, aumentar o número e a rapidez de se identificar com sucesso atividades terroristas e, por outro lado, reduzir os custos das investigações.
O DANTE irá providenciar novas ferramentas, técnicas, processos e algoritmos para auxiliar analistas e investigadores antiterrorismo no seu trabalho diário, também tendo em conta as questões Legais, Éticas e de Privacidade. Além disso, o projeto DANTE irá intencionalmente respeitar as questões de privacidade e éticas, com um consequente aumento da aceitação pública do sistema de segurança de próxima geração.
A eficácia aumentada do DANTE terá um impacto positivo não só no nível da segurança em si, mas também na forma como a segurança é percebida a nível social, resultando numa melhoria da qualidade de vida diária, especialmente no contexto social. De facto, o objetivo final do DANTE é providenciar concretamente aos analistas antiterrorismo meios de combate às atividades terroristas e contribuir para uma sociedade civil mais segura.
O projeto irá desenvolver funções inovadoras, integradas num ambiente de fonte aberta e irá suportar a gestão de diversas fontes de dados e tipos de dados multilingues, de forma a ser capaz de detetar e analisar dados em diversas línguas, vindos de diversas fontes (vídeos, mensagens de texto, áudio, etc.).
Além disso, o DANTE irá alavancar e contar com fontes e padrões abertos, maximizando os ganhos económicos e sociais.